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Chá gelado de verdade!

Optar por uma bebida gelada para nos mantermos hidratados principalmente com a chegada do calor é uma ótima estratégia. No entanto, muitos dos produtos industrializados vendidos como chás gelados são uma péssima escolha. Neles você encontra todos os tipos de aditivos: conservantes, corantes, adoçantes, aromatizantes e por aí vai. A dica é fazer um chá gelado em casa com as ervas frescas ou secas.

As infusões de ervas têm propriedades únicas e devem ser escolhidas conforme a necessidade. Por exemplo, uma infusão de camomila (Matricaria recutita) pode ser escolhida para um momento de relaxamento, já o chá verde (Camelia sinensis) confere fitoquímicos com a capacidade de promover o processo de detoxificação do organismo. Mas não utilize nenhum fitoterápico de maneira recorrente sem orientação, muitos princípios ativos podem gerar desequilíbrios orgânicos e até graus elevados de toxicidade se não bem aplicados.

Para fazer a infusão você precisará de 1 colher de sobremesa (essa quantidade pode variar) da erva seca escolhida para uma xícara de chá. Esquente a água e logo antes de entrar em fervura, desligue. Nunca deixe a água ferver. Deixe abafar por 5 a 10 minutos.

Como o chá frio perde parte do sabor, coloque um terço a mais de erva para fazer o chá gelado. Coloque em uma forma de gelo. Assim, é possível usar os cubos no chá gelado, evitando que se dilua.

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Quando se solidificarem, coloque os cubos em um copo e complete com a infusão gelada.

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Decore o chá com folhas da mesma erva que utilizou ou uma fatia de limão ou laranja.

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Paula Gandin

Paula Gandin é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional/Divisão Ensino e Pesquisa.Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional (SBNF). Membro do Conselho da SVB -Sociedade Vegetariana Brasileira. Atendimento clínico em consultório particular – Higienópolis, São Paulo.

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